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Tudo sobre o Motor BF-161 PDF Imprimir E-mail
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Mecânica Off-Road
Escrito por Daniel Oliveira   
Qua, 03 de Março de 2010 11:14

Este motor foi pioneiro pois foi o primeiro motor a gasolina fabricado no Brasil na fábrica de motores da Willys Overland do Brasil S. A. inaugurado em 07/03/1958 em São Bernardo do Campo/SP. O bloco erá fundido pela Willys na cidade de Taubaté/SP. Segundo uma propaganda da Rural Willys de 1959 o motor BF-161 é "Eficiente e econômico. Válvulas de admissão na cabeça. O primeiro motor a gasolina produzido no país". O motor Willys BF-161 é um motor de 6 cilindros com cilindrada de 2638cm3 (161 pol3) que equipou a maioria das Rural Willys, Pick-Up e Jeep Willys fabricados no Brasil de 1958 a 1975. Tem potência de 90Hp a 4.400 rpm com torque de 18,67 Kgm a 2.000rpm. Uma peculiaridade deste motor é que o cabeçote e o coletor de admissão formam uma peça única em ferro fundido. Este motor é baseado no motor Willys 685 ou "hurricane" reprojetado pelo engenheiro Barney Ross nos EUA e lançado inicialmente nos automóveis de passeio Willys Ace e Willys Eagle nos EUA em 1952. Este motor é resultado de aperfeiçoamentos e aumentos de potência dos motores Willys 4 cilindros das decadas de 30 e 40 dos quais herdou a arquitetura basica. É um dos menores motores de 6 cilindros fabricados e a cilindrada é equivalente a alguns motores de 4 cilindros. As válvulas de admissão estão localizados no cabeçote e a válvulas de escapamento estão no bloco do motor. O eixo comando de válvulas lateral é acionado por engrenagens. Todos os parafusos e medidas deste motor são do sistema americano em polegadas. O motor BF-161 equipou tambem os Aero Willys fabricados no Brasil de 1960 a 1962 antes da introdução do motor Willys 2600 com dois carburadores em 1963. Os primeiros motores no inicio da decada de 60 tinham a palavra "HURRICANE" gravado no ferro fundido do coletor de admissão. Uma das características deste motor é a suavidade de funcionamento e a ausência de barulho ou trepidações. O bom torque em baixa rotação deste motor supera os motores Ford de 4 cilindros. Nas decadas de 60 e 70 este motor foi utilizado tambem em empilhadeiras a gás, embarcações, geradores e motobombas. Na Rural este motor normalmente é pintado de fábrica na cor vermelho. Informações e especificações completas para reparo deste motor estão disponíveis neste site no Manual do Mecânico Willys. Este motor é muito fácil de comprar usado por aprox. R$600,00 porque muitos proprietárioos de Rural e Jeep trocaram este motor por motores diesel ou outros mais modernos. Ver vista explodida

manual_mec_willys

Página 15 - Índice do capitulo dedicado ao motor

Página 16 - Motor Willys BF-161, foto do motor e especificações gerais

Página 17 - Corte vertical do motor BF-161 visto de lado

Página 18 - Corte vertical do motor visto de frente

Página 19 - Retirada e colocação do motor

Página 20 - Inicio desmontagem do motor e suporte especial para desmontagem

Página 21 - Desmontagem do motor, continuação, válvula escapamento, bielas, engrenagem distribuição.

Página 22 - Válvulas de admissão, desmontagem.

Página 23 - Válvulas de admissão e molas, especificações, montagem válvulas de admissão.

Página 24 - Válvulas de escapamento e guias de válvula, desmontagem, especificações sede de válvula escapamento

Página 25 - Válvulas de escapamento, especificação válvula e molas, colocação guia e válvula.

Página 26 - Bomba d'água, desmontagem. Válvula termostática.

Página 27 - Válvula termostática, teste. Tampa do radiador. Especificações sistema de arrefecimento, pressão, temperaturas, etc..

Página 28 - Bomba de óleo. Vista explodida, medição da pressão, retirada da bomba.

Página 29 - Bomba de óleo. Medição das folgas usando laminas, desmontagem.

Página 30 - Lubrificação dos balancins, especificações e esquema sistema de lubrificação do motor.

Página 31 - Consumo de óleo lubrificante. Considerações.

Página 32 - Bloco do motor, folga bielas, retirada biela, folga do pistão, medição folga abertura dos aneis.

Página 33 - Folga do anel no pistão, desmontagem e folga pino do pistão, verificação alinhamento das bielas.

Página 34 - Montagem da biela e pistaõ no bloco, medição folga longitudinal virabrequim, empenamento volante do motor.

Página 35 - Virabrequim, retirada e medição folga das bronzinas (casquilhos).

Página 36 - Cilindros, medição do desgaste. Desmontagem eixo comando de válvulas.

Página 37 - Medição folgas do eixo de comando de válvulas e engrenagens de comando.

Página 38 - Regulagem do motor - Procedimento.

Página 39 - Regulagem velas e medição de compressão.

Página 40 - Regulagem folga das válvulas de admissão e escapamento. Sequencia e torque aperto parafusos do cabeçote.

Página 41 - Distribuidor, teste platinado e condensador, lubrificação.

Página 42 - Regulagem ponto de ignição e avanço. Regulagem geral carburador.

Página 43 - Especificações motor BF-161. Especificações das molas das válvulas.

Página 44 - Tabela de folgas motor BF-161.

Página 45 - Tabela de torques de aperto motor BF-161

Fonte: http://ruralwillys.tripod.com/

Anexos:
Fazer download deste arquivo (Bomba Dagua.pdf)Manutenção bomba D'agua[Clique no arquivo para baixar...]411 Kb
Fazer download deste arquivo (Limpeza do Carter.pdf)Limpeza do Carter [Clique no arquivo para baixar...]299 Kb
Fazer download deste arquivo (Pressao do Oleo.pdf)Pressão de óleo[Clique no arquivo para baixar...]255 Kb
Fazer download deste arquivo (Regulagem do Motor.pdf)Regulagem do motor BF-161[Clique no arquivo para baixar...]481 Kb
 

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